Curiosidades sobre os equipamentos mais utilizados em laboratórios escolares e acadêmicos

Curiosidades sobre os equipamentos mais utilizados em laboratórios escolares e acadêmicos
Curiosidades sobre os equipamentos mais utilizados em laboratórios escolares e acadêmicos

As áreas relacionadas à ciência evoluíram muito nos últimos três séculos. De quando foram inventados até agora, diversas adaptações ocorreram de acordo com as necessidades do dia a dia dos cientistas. Ou seja, até chegar aos laboratórios escolares e acadêmicos, exercendo um papel importante na educação de crianças, adolescentes e jovens, os equipamentos tiveram história, algumas interessantes. Confira a seguir algumas curiosidades sobre os equipamentos mais utilizados em laboratórios escolares e acadêmicos:

Bureta

Bureta

Foi criada pelo alemão Karl Friedrich Mohr, com o objetivo de aferir dosagens corretamente, em experimentos nos quais as soluções carecem de precisão. Apesar do termo ter sido cunhado em 1824 pelo químico, físico e professor francês Joseph Louis Gay-Lussac, que desenhou a primeira bureta, ela era algo diferente: uma tigela de vidro pequena para conservar óleo ou vinagre. Mohr inventou a bureta com pinça e clipe, o que contribuiu para o desenvolvimento do equilíbrio hidrostático.

Béquer

Béquer

Os mais comuns têm duas alturas: os de forma baixa também são conhecidos como “Copo de Griffin” e os de forma alta recebem o nome de Copo de Berzelius.

Placa de Petri

Placa de Petri

Utilizado para criar culturas de micróbios. Foi inventada pelo bacteriologista alemão Julius Richard Petri em 1877, quando trabalhava como assistente de Robert Koch, um dos fundadores da microbiologia.

null

Gral com pistilo

Esse equipamento tem bastante semelhança com o pilão, que é utilizado na culinária para moer especiarias, ervas e grãos. Já nos laboratórios, o gral com pistilo é utilizado para triturar produtos químicos.

Tubo de Ensaio

Tubo de ensaio

Talvez seja um dos produtos de laboratório mais conhecidos pelos alunos. Nos últimos tempos, versões foram criadas para a decoração de cozinhas e até casamentos.

Bastão de Vidro

Bastão de vidro

São utilizados para misturar materiais corrosivos, no qual não é possível utilizar outro método.

Balão volumétrico

Balão volumétrico

Geralmente é feito com um destes dois materiais: vidro borossilicato ou propileno. O segundo, curiosamente, é a opção preferida nos Estados Unidos e em alguns países europeus.

Erlenmeyer

Erlenmeyer

Foi batizado em homenagem ao inventor, o químico alemão Emil Erlenmeyer, em 1861.

Proveta

Proveta

Ao contrário da Pipeta, a Proveta é utilizada para medir volumes sem muita rigorosidade.

VOCÊ SABIA?

Limpar os equipamentos dos laboratórios escolares e acadêmicos é essencial para que os experimentos deem certo, pois evita a contaminação de reagentes e soluções. Um bastão de vidro ou um tubo de ensaio mal lavado pode alterar uma reação a ponto de prejudicar os resultados e inutilizando certos reagentes caros e difíceis de conseguir. Por isso, é fundamental que os equipamentos sejam limpos imediatamente depois de cada experiência ou, pelo menos, mergulhados em um recipiente com água e sabão neutro. Recomenda-se o uso de escovas para a limpeza de certos materiais e o enxague com água de torneira e um pouco de água destilada. Para secar, devem ser colocados em uma estufa ou invertidos em um escorredor.

Para mais informações sobre como limpar e conservar os equipamentos de laboratórios escolares e acadêmicos, entre em contato com a Allerbest.