Física Óptica

A Física Óptica procura compreender os fenômenos relacionados à luz. Para que seja possível estudar estes fenômenos, a óptica é dividida em duas áreas que tratam a luz de formas diferentes: Óptica Geométrica e Óptica Ondulatória.
Apesar de interpretações diferentes, as duas áreas se complementam e permitem a compreensão de diversos fenômenos.

A Óptica Geométrica interpreta a luz como segmentos de retas, que são denominados raios de luz. Analisando a luz como segmentos, é possível compreender a direção e o sentido que a luz é propagada em diferentes cenários.
Para a Óptica Geométrica os raios de luz se propagam em linha reta, podem se cruzar sem afetar sua trajetória e o seu sentido de propagação é totalmente reversível.

Para a Óptica Ondulatória a luz se trata de uma onda eletromagnética, que apresenta um comprimento de onda, frequência e amplitude. Desta forma é possível determinar a interferência entre diferentes fontes de luz, polarização, difração e até mesmo identificar cores através das diferenças no pico de frequência dessas ondas.

Desta forma, através das interpretações das duas áreas da física óptica, é possível compreender os fenômenos que presenciamos no dia-a-dia e reproduzi-los utilizando os meios e sistemas ópticos que são facilmente encontrados em objetos simples. Os principais fenômenos a serem estudados são: reflexão, refração, absorção, transmissão, difração, interferência e polarização.