Ressonância

Chamamos de Ressonância quando a frequência de uma vibração forçada acaba se igualando à frequência natural de um corpo ou sistema, que causa um aumento notável na amplitude dessa onda. Apesar de qualquer frequência forçada causar mudanças na frequência natural do sistema, apenas uma frequência igual ou muito similar à natural pode causar o fenômeno da Ressonância. Na física são encontrados diversos tipos de ressonância: Sonora, Mecânica, Magnética, Óptica e Elétrica.

Ressonância sonora é o fenômeno que ocorre durante a produção de harmônicos em instrumentos musicais. Harmônicos são frequências de onda capazes de causar interferências sobre elas mesmas, aumentando sua própria amplitude. Por exemplo: ao tocar uma nota qualquer em um violão, as ondas causadas pelas extremidades das cordas irão somar suas amplitudes e a sua nova vibração é transmitida para o ar.

Ressonância mecânica é o resultado da aplicação de uma força externa em um sistema de balanço oscilatório, causando uma alteração na amplitude da oscilação. Por exemplo: uma criança em um balanço atinge uma frequência de oscilação durante um certo período, ao aplicar uma força externa no balanço ocorre um aumento na amplitude dessa oscilação.

A Ressonância Magnética ocorre quando é aplicado um campo magnético estático de alta intensidade diretamente no núcleo de átomos. Após esta aplicação, os campos magnéticos oscilatórios fazem com que os campos magnéticos dos prótons entrem em ressonância e se alinhem de forma paralela ou oposta ao campo externo. Durante este processo os átomos emitem uma pequena quantidade de energia. Exemplo: os equipamentos médicos de ressonância magnética aplicam o campo magnético estático no corpo humano e detectam a emissão de energia dos átomos, traduzindo este fenômeno em imagens para a visualização da estrutura interna dos órgãos.

Ressonância óptica é a que ocorre em superfícies refletoras, que podem ser combinadas para aumentar a amplitude da onda da luz, produzindo feixes luminosos com uma intensidade maior do que a fonte geradora. Por exemplo: um feixe de laser é criado a partir de um material com os seus átomos excitados que criam fotons (partículas de luz), que rebatem em um conjunto de espelhos para que entrem em ressonância uns com os outros e criem um feixe ordenado e amplificado.

A Ressonância Elétrica ocorre quando circuitos utilizando indutores e capacitores recebem ajustes para entrar na mesma frequência que uma fonte externa, a fim de amplificar o sinal. Exemplo: rádios que recebem um sinal de frequência e utilizam o circuito elétrico para reproduzir a onda recebida.