Ondas Mecânicas

Chamamos de Ondas Mecânicas as perturbações que transportam energia potencial e energia cinética através de um meio. Estas perturbações, apesar de ocorrer em um meio material, transportam apenas energia em forma de pulsos, com movimentos periódicos. O exemplo mais comum dessas perturbações são as ondas formadas na água após algum impacto.

Ao analisar as ondas mecânicas é possível identificar diversos parâmetros, como a amplitude da onda, seu comprimento e forma. Através destes parâmetros, conseguimos calcular a velocidade da onda, o seu período e frequência.

É possível classificar as ondas mecânicas de duas maneiras, de acordo com a propagação e com a vibração. Analisando sua propagação, as ondas podem ser unidimensionais, bidimensionais ou tridimensionais. Ou seja, podem se propagar em uma, duas ou várias dimensões.

Na classificação de acordo com a vibração, encontram-se as ondas transversais e longitudinais. As ondas transversais possuem uma vibração perpendicular à sua propagação, como quando jogamos um objeto na água. Já as ondas longitudinais, a vibração acompanha paralelamente à sua propagação, como as ondas sonoras.