Dilatação dos Corpos

Um corpo sólido, submetido a ação do calor, apresenta alterações em suas dimensões a medida que sua temperatura varia. A dilatação em uma única dimensão é denominada dilatação linear.

Um bom exemplo do fenômeno de dilatação linear é o espaço deixado entre os trilhos de uma linha férrea. Caso este espaço não existisse, os trilhos provavelmente iriam se deformar, pois apesar da dilação quando comparada ao comprimento do trilho ser muito pequena, as forças envolvidas são de magnitude muito grande.

Matematicamente, podemos analisar a dilatação linear de um corpo de prova de comprimento inicial L0 à temperatura T0. Variando a temperatura deste corpo de prova para T, verifica-se que seu comprimento muda de valor, para L. Portanto, a experiência mostra que a dilatação sofrida pelo corpo de prova DL = L – L0, é proporcional ao seu comprimento inicial L0 e a variação de temperatura DT = T – T0

A constante de proporcionalidade α é denominada de coeficiente de dilatação linear. Seu valor depende da natureza do material do corpo de prova.