“Hemisférios de Magdeburgo” é o nome dado aos instrumentos que foram utilizados pelo físico alemão Otto Von Guericke, na cidade de Magdeburgo em 1654, durante um experimento que demonstrou o poder da pressão atmosférica.
“Hemisférios de Magdeburgo” é o nome dado aos instrumentos que foram utilizados pelo físico alemão Otto Von Guericke, na cidade de Magdeburgo em 1654, durante um experimento que demonstrou o poder da pressão atmosférica.
Para fazer o experimento, Otto montou dois hemisférios de metal com aproximadamente 80cm de diâmetro e os uniu formando uma esfera. Utilizando uma bomba de vácuo, todo o ar de dentro desta esfera foi removido até que os dois hemisférios permanecessem unidos sem o auxilio de fechos ou qualquer tipo de cola. Após a retirada do ar, ninguém foi capaz de separar os hemisférios, até mesmo usando cavalos como fonte de força. Calcula-se que a atmosfera em volta dos hemisférios exerceu uma pressão de até 4 toneladas e, como a esfera não possuía pressão interna para atuar contra, seria necessário fazer uma força maior do que essas 4 toneladas para separar as duas peças.
A Pressão Atmosférica é uma manifestação da força da gravidade, que influencia as moléculas gasosas que são encontradas na atmosfera. Desta forma, podemos considerar que a pressão atmosférica é o peso da massa de ar exercido na superfície da terra.
Podemos perceber dois fatores que influenciam diretamente na variação da pressão atmosférica, a Altitude e a Temperatura:
Devido a estas influências na pressão atmosférica, as massas de ar se deslocam constantemente para locais de menor pressão, que causam os ventos e mudanças climáticas.
A Pressão média da Terra é de aproximadamente 1,013 bar. Portanto consideramos que a medida de 1 atmosfera (atm) é de 1,013 bar. Para medir a pressão atmosférica de um local, utiliza-se o instrumento Barômetro.
É possível calcular a pressão atmosférica através da razão entre força (F) em Newtons e a área (A) em m². Sendo que a força refere-se ao peso da coluna de ar exercido em determinada área. Desta forma, a pressão será calculada em N/m² ou Pascal (Pa).
Considere que 1 Bar = 100000 PA = 100000 N/m².
Outra maneira de calcular a pressão atmosférica, seria considerando a densidade do ar (p), a aceleração da gravidade (g) e a altura do ponto calculado (m). O resultado desta equação é dado em Pascal (Pa).